O Agente Secreto será o representante do Brasil no Oscar

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, na manhã desta segunda-feira (15), que o longa O Agente Secreto foi o escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A decisão aconteceu após uma semana marcada por intensa campanha e polêmicas na reta final do processo de seleção.

Embora tenha ficado de fora dessa categoria, o outro filme concorrente ainda pode se inscrever em diferentes disputas do Oscar, mas não na de Melhor Filme Internacional – para a qual cada país indica apenas um título. Na prática, é incomum que mais de uma produção de um mesmo país concorra na premiação, o que faz com que as comissões concentrem seus esforços no escolhido oficial.

Sobre o filme

Ambientado no Recife de 1977, O Agente Secreto acompanha Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal em busca de tranquilidade, mas acaba se deparando com segredos e perigos inesperados. O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes, além de contar com Udo Kier, que já trabalhou com Kleber Mendonça Filho em Bacurau.

O longa é dirigido e roteirizado por Kleber Mendonça Filho, também de Bacurau. No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um desempenho histórico, conquistando o prêmio de Melhor Direção para Mendonça Filho, o de Melhor Ator para Wagner Moura, além do Prêmio de Cinema de Arte e o reconhecimento da crítica pela FIPRESCI.

No Brasil, o lançamento do filme está previsto para 6 de novembro, sob distribuição da Vitrine Filmes.

Postar um comentário

0 Comentários