Pontífice foi retratado no filme Dois Papas, dirigido por Fernando Meirelles
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos. Nascido em 17 de dezembro de 1936, na Argentina, Francisco foi o primeiro latino-americano a assumir o papado na história da Igreja Católica. Ele foi eleito em 13 de março de 2013, sucedendo Bento XVI.
No início de fevereiro deste ano, Francisco apresentou um quadro de bronquite e precisou ser internado no dia 14. Apesar de ter recebido alta, seu estado de saúde se agravou nos dias seguintes. Ele chegou a aparecer em público no domingo de Páscoa, quando fez um apelo por um cessar-fogo em Gaza.
A relação entre Francisco e Bento XVI, marcada por diferenças de visão sobre temas conservadores da Igreja, foi retratada no filme Dois Papas (2019), dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. A produção foi indicada ao Oscar em diversas categorias, incluindo Melhor Ator para Jonathan Pryce, que interpretou Francisco. Bento XVI foi vivido por Anthony Hopkins.
A coincidência entre a piora no estado de saúde do Papa e a temporada do Oscar fez com que muitos lembrassem do filme Conclave, um dos destaques do ano. O elenco do longa chegou a enviar mensagens de apoio ao pontífice.
O Vaticano ainda não divulgou detalhes sobre o velório de Jorge Mario Bergoglio nem informações sobre o processo de escolha do novo Papa.
0 Comentários