Os Melhores Fastball Specials do Wolverine


Andrews Nunes

Para celebrar os 50 anos do Wolverine, A Marvel relembrou alguns dos fastball specials mais marcantes do mutante, realizados ao lado de heróis como Colossus, Tempestade, Capitã Marvel, Mulher-Hulk e outros. Confira abaixo!

Embora Wolverine seja conhecido por sua letalidade individual, sua parceria com outros heróis, especialmente Colossus, deu origem a uma das táticas mais icônicas dos X-Men: o fastball special. Nesse movimento, um herói superforte arremessa Logan contra o inimigo, transformando-o em uma verdadeira arma viva. Essa manobra não só simboliza o trabalho em equipe dos X-Men, mas também deixou um legado no universo mutante da Marvel.

O PRIMEIRO FASTBALL SPECIAL

A estreia do fastball special aconteceu em UNCANNY X-MEN (1963) #100, pelas mãos de Chris Claremont e Dave Cockrum. Colossus e Wolverine, recém-chegados aos X-Men, enfrentaram Stephen Lang e seus X-Sentinelas, robôs modelados a partir dos primeiros membros da equipe.

O ataque foi desenvolvido durante treinamentos na Sala de Perigo e estreou contra uma réplica robótica de Angel. Apesar de o resultado inicial não ser mostrado, o movimento foi essencial na vitória contra os X-Sentinelas, consolidando-se como parte do arsenal da dupla.


Arte de UNCANNY X-MEN (1963) #100 por Dave Cockrum e Bonnie Wilford.



FASTBALL NA TERRA SELVAGEM

O peso do esqueleto de adamantium de Wolverine, cerca de 136 kg, não impediu Colossus de arremessá-lo a velocidades impressionantes durante um confronto na Terra Selvagem, em UNCANNY X-MEN (1963) #114, de Claremont e John Byrne.

Quando Banshee foi capturado por um pterodátilo, Colossus ignorou as ordens de Ciclope e lançou Wolverine contra a criatura pré-histórica. O ataque foi certeiro: Logan resgatou seu colega e derrubou o animal com suas garras afiadas.

Arte de UNCANNY X-MEN (1963) #114 por John Byrne, Terry Austin e Glynis Wein.


A SAGA DA FÊNIX NEGRA

O fastball special também ganhou variações criativas, como o reverse fastball special apresentado em UNCANNY X-MEN (1963) #137, durante a "Saga da Fênix Negra".

Na luta contra a Guarda Imperial Shi’ar na Lua, Wolverine usou a gravidade reduzida para lançar Colossus em direção a Jean Grey, que estava sucumbindo novamente à Fênix Negra. Apesar de o ataque ter funcionado, Colossus hesitou em ferir a amiga, levando Jean a sacrificar sua vida para impedir a destruição.


Arte de UNCANNY X-MEN (1963) #137 por John Byrne, Terry Austin e Glynis Wein.

DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO

Na sombria realidade alternativa de "Dias de um Futuro Esquecido", os Sentinelas dominaram os Estados Unidos, exterminando ou capturando a maior parte dos mutantes e super-humanos. Wolverine e Colossus estavam entre os poucos X-Men que sobreviveram a esse futuro apocalíptico. Nesse cenário devastador, Logan continuava sua luta heroica junto ao Exército Canadense de Resistência.

Em UNCANNY X-MEN (1963) #141, escrito por Chris Claremont e ilustrado por John Byrne, os dois velhos amigos se reencontram no campo de batalha. Durante o confronto, Colossus lançou Wolverine contra um Sentinela, derrubando-o com sucesso. Porém, em uma tentativa seguinte de usar o fastball special, Logan foi atingido diretamente por um raio de energia de outro Sentinela, sendo reduzido a um esqueleto de adamantium fumegante.


Arte de UNCANNY X-MEN (1963) #141 por John Byrne, Terry Austin e Glynis Wein.

O FASTBALL DE FERA

Apesar de sua origem com Colossus, o fastball special foi adaptado com outros heróis, como Fera. Em X-MEN (1991) #1, Logan e Fera enfrentaram Magneto e seus Acólitos.

Com força e precisão, Fera lançou Wolverine contra Delgado, um mutante de grande massa corporal. Mesmo com a resistência proporcionada por seu aliado Chrome, Delgado foi neutralizado momentaneamente pelo impacto.


Arte de X-MEN (1991) #1 por Jim Lee, Scott Williams e Joe Rosas.


O LEGADO DO FASTBALL SPECIAL

O fastball special permaneceu relevante em futuros alternativos da Marvel, como em NEW X-MEN (2001) #153, de Grant Morrison e Marc Silvestri.

Nesse cenário, Tito Bohusk, neto dos ex-alunos do Instituto Xavier, Beak e Angel Salvadore, realizou seu sonho ao lançar Wolverine em um ataque contra as forças criadas por Sublime, uma bactéria inteligente que possuía Fera.


Arte de NEW X-MEN (2001) #153 por Marc Silvestri, Joe Weems, Matt Banning, Tim Townsend, Steve Firchow e Frank D'Armata.


O RETORNO DE COLOSSUS

Depois de morrer para conter o Vírus Legado, Colossus foi ressuscitado e capturado por Ord, um alienígena do planeta Breakworld. Após ser resgatado pelos X-Men, Colossus protagonizou um fastball special memorável em ASTONISHING X-MEN (2004) #6, de Joss Whedon e John Cassaday.

Determinados a impedir a fuga de Ord, Colossus lançou Wolverine contra uma nave que já estava em pleno voo. A manobra foi decisiva para deter o vilão.


Arte de ASTONISHING X-MEN (2004) #6 por John Cassaday e Laura Martin.


FASTBALL DA MULHER-HULK

Em SHE-HULK (2005) #16, Logan e Mulher-Hulk uniram forças para capturar Wendigo. Durante o confronto, Mulher-Hulk, com seu fator de cura em ação, usou Wolverine como arma para neutralizar a criatura, que foi posteriormente capturada pela S.H.I.E.L.D.


Arte de SHE-HULK (2005) #16 por Rick Burchett, Cliff Rathburn e Dave Kemp.

FASTBALL DA CAPITÃ MARVEL

Em NEW AVENGERS ANNUAL (2006) #1, Carol Danvers, então como Ms. Marvel, utilizou o fastball special em pleno ar.

Durante uma luta contra Yelena Belova, que possuía poderes do Super-Adaptoide, Danvers lançou Logan contra a inimiga, neutralizando-a e libertando a Mulher-Aranha. O movimento terminou com Wolverine pousando em segurança em uma rede criada por Homem-Aranha.


Arte de NEW AVENGERS ANNUAL (2006) #1 por Olivier Coipel.


FASTBALL DA TEMPESTADE

Embora Tempestade e Wolverine tenham servido juntos por anos, só realizaram o fastball special em HERC (2010) #7, durante o evento Spider-Island.

Ao enfrentar Hércules, transformado em uma criatura aracnídea, Tempestade usou seus ventos para impulsionar Logan no ataque. Após o sucesso da investida, ela brincou que sempre quis experimentar a manobra.


Arte de HERC (2011) #7 por June Brigman, Roy Richardson e Jesus Aburtov.

SCREWBALL SPECIAL

Em FALL OF THE HOUSE OF X (2024) #1, Colossus e Wolverine apresentaram uma versão mais brutal do clássico movimento: o screwball special.

Nesta técnica, o inimigo era arremessado contra Wolverine, que o aguardava com suas garras. Esse ataque letal destacou como os X-Men podem ser perigosos em situações de sobrevivência extrema.


Arte de FALL OF THE HOUSE OF X (2024) #1 por Lucas Werneck e Bryan Valenza.





Fonte: Marvel


Postar um comentário

0 Comentários